0D9A0048

Busque imunidade praticando Beach Tennis no Guairacás

Busque imunidade praticando Beach Tennis no Guairacás

Nesse período que a humanidade vive com a pandemia da Covid 19 nada melhor que deixar a sua imunidade mais forte possível. E uma das melhores maneiras para melhora-la é praticando esportes e de preferência no sol. E, essa opção os associados do clube possuem de várias maneiras. Uma delas é praticar o “beach tennis” que foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.

Beach tennis no Brasil. E a modalidade a cada dia que passa ganha mais adeptos no clube que oferece até três quadras para a sua pratica. É só combinar entre amigos e jogar, é muito legal.

No Brasil

beach tennis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo Correa e Adão Chagas. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista Marcela Evangelista.

A quantidade de games pode variar de acordo com o organização dos torneios, mas geralmente é feito em 6 games para partidas de simples e 9 para duplas. Durante um tie break, um jogador / dupla deve mudar de lado após o primeiro ponto e depois a cada quatro pontos. A menos que uma falta ou let seja chamado, a bola está em jogo a partir do momento em que o sacador bate na bola, e permanece em jogo até que o ponto seja decidido.

As regras do Beach Tennis

• Um set simples até 6 games. Se empatar 5×5, vai a 7. Se empatar 6×6, disputa-se um tiebreak de 7 pontos.
  • Um set longo até 8 games. Se empatar 7×7 vai a 9. …
  • Melhor de 3 sets, com terceiro set para definir, ou melhor de 3 sets com um super tie break (até 10 pontos) para definir o vencedor.

Não se usa as mesmas raquetes do tênis, para o Beach Tennis as raquetes são específicas. Não tem cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite. No caso da bola também é diferente da usada normalmente no tênis. Para as areias a bolinha é despressurizada (soft).

As principais categorias são: simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: Profissional, A, B, Master +45, iniciante e infantil.

231m²

Para construir uma quadra de beach tennis, recomenda-se uma área mínima de 231m², formando um retângulo de 11m x 21m. Este espaço comporta um recuo de 1,5m tanto nas linhas do fundo como nas laterais – as medidas exigida pela ITF, a entidade que rege o beach tennis internacionalmente.

0D9A00790D9A0046